quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais do mesmo...

Mesmo sendo um jogo oficial, nada mudou na equipa do Sporting: pouca paciência, má circulação da bola, grande receio do adversário e fisicamente debilitada.
Apenas existiu um período de tempo em que criámos oportunidades flagrantes de golo (últimos 20 minutos da primeira parte), inclusive aquela grande penalidade não muito bem marcada... não percebo o porquê de Matías Fernández não cobrar qualquer lance de bola parada, uma vez que, ao que tudo indica, é o nosso melhor executante.
A segunda metade do encontro foi dominada, claramente, por nós, só que faltou a perícia e qualidade necessária.
Má exibição de todos os jogadores leoninos, excepto Veloso (nunca pensei vir a dizer isto) e Carriço (que daqui a um ano ou dois sairá, certamente, para um grande europeu).
Relativamente à frente de ataque, espero que Caicedo se afirme como grande promessa porque Postiga e Djaló podem ser bons rapazes mas têm sido uma verdadeira lástima.
Liedson não marca golos mas faz um trabalho excepcional defensivamente, que poderia servir de exemplo a outros.
E, por amor de Deus, arranjem-me um lateral (isto para não dizer dois) rapidamente, já que Pedro Silva não consegue fazer um passe de jeito e muito menos tem capacidade para defrontar estas equipas. Onde está o Pedro Silva do ano passado? Não sei, mas os quilinhos a mais não ajudam...
Por fim, não sei se a eliminatória está assim tão aberta como dizem, uma vez que se não conseguimos jogar bem em casa, vamos fazê-lo num campo onde o Twente é muito forte e raramente perde um jogo?
Veremos, mas a esperança começa a escassar, apesar de tentar contrariar isso...

Agora é a doer

Pois é meus amigos, chegou a hora da verdade!
É hoje que o nosso Sporting joga a primeira parte de uma eliminatória que pode mudar muita coisa no que diz respeito à época que aí se avizinha.
Os leões têm hoje um grande desafio pela frente, não só pela importância do encontro, mas também para apurar se existem melhorias em relação à miserável pré-temporada realizada.
Paulo Bento afirmou que a equipa trabalhou muito esta semana, com o intuito de corrigir os erros cometidos nas partidas anteriores, bem como afinou a estratégia para este embate europeu.
Assim sendo, pede-se aos jogadores do Sporting entrega total e bastante concentração durante o jogo (a falta dela tem-nos sido fatal), boa circulação de bola (aliada, claro está, à paciência), bom entrosamento e, por fim, uma exibição semelhante àquelas que nos proporcionaram em anos anteriores (em que dávamos banhos de bola ao Porto e ao Benfica, em Alvalade).
FORÇA SPORTING!!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Caicedo para atacar a Champions


Como já vinha sendo anunciado há muito (inclusive neste blogue), Caicedo é o 2º reforço dos leões para a nova temporada. As negociações tornaram-se lentas e só agora a confirmação foi dada.

Tanta demora fez com que, neste momento, os responsáveis leoninos estejam tão apressados para que o equatoriano assine hoje, para que ainda possa ser inscrito na Liga dos Campeões.

O desespero e a insegurança que temos nos nossos avançados (excepto, claro está, Liedson) proporciona que Caicedo seja titular no jogo contra o Twente, tendo feito pouquíssimos treinos até essa data, isto para não falar da falta de entrosamento e de rotinas que terá com os seus companheiros.

Contudo, apesar de tudo isto e pelo que temos visto do nosso Sporting, é capaz de ser a melhor solução para fazer companhia a Liedshow na frente de ataque.

Veremos se Caicedo nos encherá de alegrias esta época e se fará uma dupla de ouro com o Levezinho.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Esperança renasce apesar do empate

A primeira parte do encontro diante do Guimarães foi para esquecer, por isso falemos do melhor, o segundo tempo, onde a exibição realizada será, em princípio, a mais próxima do que acontecerá nas próximas partidas.
Neste período de tempo, mesmo sem Liedson e Moutinho, o Sporting jogou melhor e conseguiu fazer jogadas interessantes, criando boas oportunidades de golo.
Logo a abrir, Matigol fez uma excelente jogada com Pereirinha e fuzilou a baliza de Nilson.
Quando os leões jogavam mais nas alas, criavam grande perigo ao adversário e foi assim que nasceu o segundo golo, com o cabeceamento de Postiga (completamente isolado) após o cruzamento de Pedro Silva.
A defensiva leonina esteve muito coesa durante toda a partida (excepto as falhas inacreditáveis que deram origem aos golos do Guimarães) e Miguel Veloso realizou um excelente trabalho na lateral esquerda. O rapaz esteve bem não só tecnicamente como, também, a nível da atitude em campo. Espero que não seja apenas um mero acaso e que tenhamos ganho um reforço para o plantel. Aliás, se Veloso adaptar-se bem à lateral esquerda, é possível conciliá-lo com Rochemback no onze titular.
Contudo, uma equipa como o Sporting deixar-se empatar depois de estar a vencer por 2 golos, é algo que nunca pode acontecer!
Agora segue-se o Twente (que derrotou o Braga por 1-0), uma equipa mais forte e as falhas defensivas não podem ocorrer novamente, pois o jogo é oficial, sendo as faltas de atenção completamente impensáveis e fatais.
Veremos se o nosso Sporting consegue fazer um excelente jogo tanto ofensiva como defensivamente, trocando bem a bola (com paciência) e assim levar de vencida a equipa holandesa.
Pelo menos ainda tenho uma réstia de esperança que isso aconteça...

sábado, 18 de julho de 2009

5 minutos dão derrota


Mais do mesmo em Alvalade: o Sporting joga bem (na primeira parte), domina o encontro e, em duas desconcentrações defensivas (já habituais), perde o jogo com o Feyernord.
A primeira parte foi boa, com o Sporting a trocar bem a bola, a criar algumas oportunidades de golo e a jogar a um ritmo bastante razoável, o que lhe permitiu fazer um golo e chegar ao intervalo na frente no marcador. Aliás, esse resultado pecou por escasso...
Matías Fernández apareceu mais no jogo e revelou uma boa qualidade ao nível do passe e do remate. É daqueles jogadores que não engana, com bom toque de bola, mas ainda (espero que seja só agora) não aguenta os 90 minutos, sobretudo se forem a grande intensidade (como será o jogo da Champions), o que poderá criar alguns problemas no futuro.
A segunda parte nem vale a pena comentar, já que após a saída de Carriço, a defesa leonina estendeu a passadeira vermelha e ofereceu dois golos aos holandeses. Após estes golos e a mudança de toda a equipa, não tivemos capacidade e qualidade para dar a volta.
De realçar a grande atitude de Miguel Veloso, que nunca desistia de uma bola, fazendo pressão aos adversários e conseguindo, ainda, um ou outro remate perigoso.
Contudo, este encontro mostrou o que há muito se vem falando. Precisamos, rapidamente, de um avançado porque não existe ninguém com qualidade no plantel para fazer dupla com Liedson: Postiga, apesar do golo, realizou uma exibição pobre; quanto ao Djaló, nem a Lucy nos salvou, pois o homem continua a jogar muito mal.
Por outro lado, os nossos laterais são uma desgraça, não sabem nem atacar nem defender. Infelizmente, já sabemos que esse sector não irá ser reforçado mas se quiséssemos ir mais além, precisaríamos de uns bons laterais.
Por fim, os lances de bola parada continuam a dar cabo de nós. Temos uma equipa bastante baixa, o que, sobretudo na Champions, é fatal. Cada livre ou canto que haja contra nós, é uma verdadeira aflição e, na maioria desses lances, sofremos golo.
Porém, a primeira parte deixou uma boa impressão e espero que seja essa exibição que tenhamos nos próximos encontros, mas na sua totalidade.

Bom teste

Logo à tarde, o Sporting terá um bom teste diante do Feyernord, uma vez que servirá de adaptação ao futebol holandês, com o qual nos iremos deparar na eliminatória da Champions (neste caso, o Twente).
Veremos se esta semana de trabalho trouxe melhorias ao plantel, já que o último jogo deixou muito a desejar...
Espero que a equipa mostre, hoje, um melhor futebol, com um ritmo elevado e que Matías Fernández apareça mais entrosado com os seus companheiros.
Aguardemos e oxalá estarmos aqui depois a falar bem da nossa equipa e contentes com a exibição!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Eliminatória difícil

Sorteios não é connosco e este não foi excepção.
Vamos ter de jogar a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões diante do Twente, segundo classificado da Liga Holandesa na época transacta.
Não vão ser, certamente, dois jogos fáceis mas, mesmo assim, temos obrigação de ganhar. Apesar do valor da equipa adversária (que merece todo o respeito e todas as cautelas da nossa parte), somos favoritos e temos de confirmar esse estatuto dentro do campo.
Sobretudo em casa, o Sporting precisa de ganhar uma vantagem confortável, com o intuito de ter maior margem de manobra no jogo da 2º mão, na Holanda.
E não temos a desculpa de que a equipa ainda não está entrosada, uma vez que apenas entrou um reforço no plantel que, em princípio, ocupará um lugar no onze.
Na minha opinião, os leões têm qualidade suficiente para passar esta eliminatória e será uma desilusão se tal, por acaso, não acontecer.
Mas pensamento positivo e força Sporting!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Inovação

José Eduardo Bettencourt tomou uma medida com a qual estou totalmente de acordo: hoje o plantel leonino treinou em casa, no Estádio José Alvalade, longe da secreta Academia de Alcochete.
O treino foi aberto ao público (apesar de terem estado poucos adeptos presentes), que foi brindado com grandes golos de Liédson e Vuckcevic.
No final, os adeptos poderam descer ao relvado, tendo a oportunidade de conviver com os jogadores leoninos, tirando fotos, pedindo autógrafos, etc.
Isto é algo que já devia ter acontecido há muito tempo e deve continuar a ser feito, com o intuito de aproximar a equipa dos adeptos, uma vez que esta relação tem sido um pouco distante e fria.
Se este tipo de iniciativa continuar, de certeza que aparecerão mais adeptos (não só nos treinos como nos jogos) que formarão o 12º jogador, para empurrar a equipa para a vitória em todas as partidas.
Não podemos só criticar e assobiar, porque é mais fácil para os jogadores jogarem melhor se sentirem que têm os seus adeptos a seu lado e não contra eles como tem acontecido.
Vamos lá a encher o estádio no sábado!
Força Sporting!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Azar do costume

Um dos nossos melhores jogadores (na minha opinião), Marat Izmailov, será operado ao joelho e só voltará à competição, se tudo correr pelo melhor, em Outubro, falhando a pré-eliminatória da Champions e as primeiras jornadas do campeonato.
Ora, a coisa complica-se: reforços nem vê-los (e bem que podem esperar sentados por alguém que queira o Veloso), agora a lesão de um dos nossos pilares, titular indiscutível quando se encontra apto (o que já é raro) e a Liga dos Campeões à porta.
Oxalá que sábado os jogadores cumpram o que vêm prometendo durante a semana e a exibição diante do Feyernord seja muito melhor, uma vez que se querem chegar à fase de grupos da Champions têm muito que trabalhar.
Mas sem ovos não se fazem omeletes...

PS: Afinal já não precisamos de reforçar a frente de ataque porque o Djaló vai ficar como novo nas mãos (e não só) da Lucy... ela que faça renascer o homem!

domingo, 12 de julho de 2009

Moutinho no Real Madrid?


Agora é a imprensa espanhola que insiste que o Real Madrid quer Moutinho, após gorada a contratação de D'Agostino.
O dinheiro não será problema, uma vez que 22,5 milhões de euros para Florentino Perez são uns meros trocos.
Esperemos que esta notícia seja, novamente, um boato e que consigamos manter o nosso capitão que, como se comprovou neste jogo, é o nosso melhor jogador e é ele que comanda todo o nosso jogo.

Derrota num jogo muito fraco

Ao segundo jogo de pré-temporada, está aí a primeira derrota.
Já começa a ser um hábito perder este troféu, mas não é isso o que mais interessa. O que é de salientar é o fraco jogo que a nossa equipa realizou diante do Nottingham Forest (que se mostrou bastante inferior a nós).
Claro que é um encontro de pré-temporada, onde o ritmo é habitualmente lento e o mais importante é entrosar os jogadores para as competições que, realmente, interessam. Só que, mesmo assim, as derrotas não ajudam...
O Sporting dominou, claramente, o jogo, tendo até um número considerável de oportunidades de golo (ao contrário da equipa inglesa, que fez um golo no único remate que fez à baliza), porém no capítulo da finalização, os leões deixaram muito a desejar, apesar de a terem treinado a semana toda. Aliás, foi onde Paulo Bento insistiu mais desde o ínicio dos trabalhos.
Quanto ao novo reforço leonino, Matías Fernández, este teve uns bons pormenores (sobretudo ao nível do passe), mas passou ao lado do jogo, também devido à forte marcação que lhe era feita. Mostrou-se pouco entrosado com o nosso estilo de jogo, o que melhorará com os treinos e jogos. Há que lhe dar tempo, uma vez que promete.
De referir, ainda, as boas exibições de Carriço e de Moutinho, que se apresentaram muito bem neste encontro.
Agora resta corrigir os erros cometidos, para melhorarmos e entrarmos fortes na próxima partida.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Surpresa preparada?

Relativamente ao assunto do possível companheiro de Liedson, José Eduardo Bettencourt afirmou que "os bons companheiros vêm quando menos se espera".
Ora, esta afirmação deixa-nos com "água na boca".
Será que está um reforço (e dos bons) para a frente de ataque a caminho de Alvalade?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Liedson garantido


Finalmente está garantida a continuidade de Liedson no Sporting.
Apesar de esta ser mais que esperada, nós já estamos naquela fase do "ver para crer".
Agora tudo está acertado e, em princípio, o levezinho acabará a carreira em Alvalade, uma vez que quando o contrato terminar já terá 34/35 anos.
Esperemos que nos próximos anos Liedshow continue a resolver.
E, por acaso, já lhe faltava um título nacional...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Reforços

Para além da boa aquisição de Matías Fernández, nesta última semana reforços nem vê-los...
Se por um lado é bom que qualquer possível contratação seja bem analisada (em todos os aspectos) e o facto de não existir fugas de informação acerca de nomes que poderiam reforçar o nosso plantel ser um aspecto positivo, por outro, todo este silêncio deixa-me bastante impaciente, uma vez que a pré-eliminatória da Liga dos Campeões está aí à porta e precisamos que os jogadores venham o mais rapidamente possível para terem tempo de se integrar no plantel e no estilo de jogo utilizado.
JEB afirmou que viriam mais reforços e eu confio plenamente nas suas palavras.
Mas será que ainda há tempo suficiente para existir o entrosamento necessário entre os jogadores (sobretudo com os reforços) a fim de atacarmos a Champions?

sábado, 4 de julho de 2009

Primeira vitória da época

O Sporting venceu, há momentos, o Atlético do Cacém por 3-0, naquele que foi o primeiro jogo-treino da época para os leões.
Matías Fernández ficou no banco no primeiro tempo, mas entrou na segunda parte para fazer um golo e ser decisivo noutro.
Na equipa titular, apenas Ricardo Baptista e André Marques surgiram como novidades ao lado de Pedro Silva, Polga, Tonel, Rochemback, Pereirinha, Vukcevic, Moutinho, Postiga e Liedson.
A equipa leonina dominou, como já se esperava, durante toda a partida, que foi marcada por um ritmo muito lento, próprio de um jogo de pré-temporada.
Postiga fez o primeiro golo, o único antes do intervalo. De salientar, ainda, os remates aos postes de Liedson e Moutinho.
No segundo tempo, entrou Matigol para "animar a malta". O chileno entendeu-se bem com os companheiros, marcando o segundo golo e sendo decisivo no terceiro. Apesar de ser um jogo com uma equipa bastante inferior, Fernández deixou-nos com "água na boca".
Está cumprido, assim, o primeiro jogo de preparação para a dura batalha que se avizinha: o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Caicedo já está!


Desta é de vez!

O avançado equatoriano, segundo a imprensa do seu país, será jogador do Sporting, após os responsáveis leoninos terem chegado a acordo com o Manchester City sobre os valores da transferência (os quais não foram revelados, mas esperemos que não sejam muito elevados).

Caicedo também não coloca entraves ao ingresso no Sporting, bem pelo contrário. O próprio afirmou mesmo que sonha em jogar na Champions e o clube de Alvalade é uma excelente opção.

Está assim encontrado o 2º reforço do Sporting para a próxima época e, para já, JEB tem contratado jogadores que vendem camisolas e que, em princípio, possuem uma capacidade técnica acima da média.

Oxalá que Caicedo não nos desiluda (assim como Matiás Fernández) e que faça com Liedson uma dupla de ouro, temida até pelos grandes clubes europeus.

Pelo menos, é com este tipo de reforços que, se o trabalho realizado com eles e com o resto da equipa for bom, podemos ser mais fortes e bater-nos com qualquer equipa.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Parabéns Sporting!


Hoje os sportinguistas estão de parabéns, a nossa querida instituição faz 103 anos de existência!

Como todos os anos (e este ano não fugimos à regra), esperamos ser campeões e torcemos para que o nosso Sporting nos dê muitas alegrias e motivos para festejar.

Apesar de, às vezes, não termos tanto êxito a nível desportivo, é um orgulho ser SPORTINGUISTA!!

E mais 103 anos virão a sofrer e a torcer, dia a dia, pelo nosso Sporting.

Hoje estamos todos de parabéns, pois de uma forma ou de outra, fazemos todos parte desta grande instituição!

FORÇA SPORTING!