terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Del Horno por horas


Está quase garantido o quarto reforço leonino na reabertura do mercado.

As negociações encontravam-se em "banho maria", já que Del Horno recusara o empréstimo aos leões, ao contrário do Valência que via com bons olhos esta transferência.

A posição do clube espanhol mantém-se, o que se altera é a opinião do jogador. Del Horno pensou melhor, falou com pessoas e mudou de ideias, tendo já dado a conhecer aos responsáveis do Valência e do Sporting a intenção de ir para Alvalade.

O próprio director-desportivo do Valência já confirmou tal facto, aguardando apenas uma proposta formal dos leões para o lateral-esquerdo voar para Lisboa.

Del Horno é um bom jogador, alto (que ajuda bastante em bolas paradas), experiente (jogou no Atlético de Bilbau, Valência e Chelsea) e vem ocupar uma posição onde no nosso plantel não existem opções válidas e que dêem segurança.

Espero, então, que o negócio se concretize rapidamente (não vá outro clube antecipar-se), a fim de garantir um excelente reforço.

Stojkovic no Wigan

Como sucedeu o ano passado, o guarda-redes sérvio que também não entra nas contas de Carlos Carvalhal, será emprestado, desta feita ao Wigan.
Stojkovic tem estado ausente à procura de clube e, após uma recusa do Hannover, jogará na melhor liga do mundo.
É uma pena que não se tenha imposto em Alvalade (devido a problemas disciplinares), uma vez que possui um enorme potencial e, na minha opinião, tornar-se-ia num guarda-redes de classe mundial.
Porém, com a entrada de Carlos Carvalhal, já não se justificava o seu regresso ao onze, pois nesse caso também o potencial de Rui Patrício era desperdiçado. E verdade seja dita: o Sporting não sofreu mais golos esta época graças às boas exibições de Patrício, que tem estado a um bom nível.
Portanto, resta-nos desejar boa sorte a Stojkovic no seu novo clube e que, daqui a seis meses, regresse com outra atitude e com uma qualidade ainda maior.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Pavlyuchenko, Bale e Tosic no Sporting?

O jornal "Correio da Manhã" noticia, hoje, que uma megaoperação leonina a Inglaterra, por intermédio de Pini Zahavi, está quase a dar frutos e, nesse caso, Pavlyuchenko, Gareth Bale e Tosic vestirão de verde-branco até ao final da temporada.
O primeiro é um jogador de grande classe mundial, só que não tem lugar no Tottenham, já que se encontra tapado por Keane, Defoe e Crouch, para além de não ter uma boa relação com o treinador. O russo já procura equipa há algum tempo, uma vez que o clube inglês quer cedê-lo.
O mesmo acontece com Gareth Bale. Assim como Tosic, o lateral-esquerdo é um jovem com bastante potencial, porém necessita de uma equipa onde se imponha para jogar mais minutos.
O jogador do Manchester United não é opção para Alex Ferguson, que pretende rodar Tosic para que este possa jogar com regularidade, para poder evoluir.
Seriam três grandes reforços para Carlos Carvalhal, se tal notícia for verdade.
Todos eles viriam por empréstimo, sendo que os leões apenas pagavam 25% do vencimento do russo e, em contrapartida da vinda de Bale, os londrinos ficavam com opção de compra sobre Veloso.
Agora, na minha opinião, o problema não se encontra nas negociações com os respectivos clubes, mas sim se estes jogadores desejam jogar no Sporting...
Por fim, também se fala da vinda de Manuel Fernandes a título de empréstimo do Valência, a fim de reforçar o meio-campo leonino. Seria, igualmente, bem-vindo a Alvalade.
Como eu já disse anteriormente, se todos estes nomes se confirmarem, o lema é: ou vai ou racha.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Pongolle é leão


Pongolle é a terceira prenda para Carlos Carvalhal, após confirmadas as contratações de Mexer e João Pereira, sendo que o primeiro será, em princípio, emprestado.

Segundo o comunicado enviado pelo Sporting à CMVM, os leões chegaram a um acordo de princípio com o Atlético de Madrid para a transferência do jogador. Contudo, esta só será confirmada após a realização dos habituais exames médicos.

O francês destacou-se ao serviço do Le Havre, o que o levou a rumar ao Liverpool, passando depois pelo Blackburn Rovers e pelo Recreativo de Huelva antes de se transferir para o Atlético.

Não tem sido opção nos colchoneros devido à forte concorrência de Aguero e Forlán, o que me faz colocar algumas reticências acerca do seu possível rendimento.

O ano passado, o Benfica tentou contratá-lo e é verdade que potencial e qualidade Pongolle tem, só que o que os sportinguistas pretendem é que ele o demonstre em campo.

Será, finalmente, este o parceiro ideal de Liedson ou tornar-se-á noutro Caicedo?

O tempo o dirá...

Ao que tudo indica, o senhor que se segue é um lateral-esquerdo, sendo que Del Horno e Evaldo surgem na linha a frente para preencher a vaga.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

João Pereira é reforço


Está encontrado o primeiro reforço de Inverno do Sporting: João Pereira.

É verdade que se trata de um antigo benfiquista e isso não é um ponto a seu favor. Contudo, não estamos numa posição confortável para escolher jogadores que não têm um passado de águia ao peito. Bem pelo contrário!

O que necessitamos é de bons jogadores para reforçar o nosso plantel, com o objectivo de minimizar as coisas no campeonato e vencer as outras competições onde estamos presentes. E, nesse aspecto, o lateral-direito enquadra-se no que precisamos. O ex-bracarense é um excelente jogador, com uma atitude e raça de louvar, tendo evoluído bastante nos últimos tempos. Digamos que lhe fez bem jogar em clubes mais pequenos e, assim, subiu novamente devido ao seu bom trabalho e ao seu crescimento como jogador.

Por outro lado, as laterais leoninas precisavam de ser renovadas. A lateral-direita já está tratada, falta a esquerda, onde também não possuímos grandes soluções.

Acho muito bem que apostemos, finalmente, no futebol. Porém, não esperava que fosse tanto...

Digo isto porque João Pereira custou 3 milhões de euros aos cofres leoninos e suponho que ainda venham mais uns três ou quatro jogadores.

Por isso, cheira-me que iremos ter o mesmo lema que o Benfica: ou vai ou racha.

Oxalá que os resultados sejam os mesmos...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sorteio favorável?


Realizou-se hoje o sorteio dos 16-avos da Liga Europa, onde estavam presentes Sporting e Benfica.

Irónico ou não, o certo é que os leões irão defrontar o Everton (segundo classificado do grupo do nosso rival) e o outro clubezito da segunda circular medirá forças com o Hertha (segundo classificado do nosso grupo).

Muitos poderão pensar que o sorteio até nos foi favorável, dado que o Benfica goleou os ingleses em casa por 5-0 e foi vencer 2-0 a Goodison Park.

Deste ponto de vista, realmente, parece que a sorte esteve do nosso lado. Porém, não nos devemos iludir. E há dois aspectos muito simples que suportam a minha ideia.

Custa-me dizer isto, mas nós encontramo-nos, neste momento, num nível bastante inferior ao Benfica. Por outro lado, o Everton já melhorou entretanto, para não falar que se vai reforçar em Janeiro, tendo mais poder financeiro que o Sporting. Aliás, garantiram o empréstimo de Donovan, experiente e óptimo jogador.

As águias terão tarefa muito mais facilitada pois o Hertha é uma equipa fraca que só vence os leões. Sinto-me envergonhado mas é verdade.

Há que trabalhar e melhorar porque ainda há tempo para tal. Os jogos com o Everton realizar-se-ão só em Fevereiro e Março, portanto até lá temos, obrigatoriamente, de atingir um maior nível competitivo para passar esta eliminatória.

Quanto a sábado é imperativo vencer a Naval na Figueira da Foz, senão as coisas complicam-se ainda mais...