domingo, 29 de novembro de 2009

Empate amargo

Uma nova era leva a um novo sistema táctico e a uma exibição e atitude muito diferentes.
O Sporting entrou ontem em campo diante de um "poderoso" Benfica, que muitos diziam que iria obter uma vitória fácil em Alvalade.
Porém, a história não foi essa.
Carlos Carvalhal montou bem a equipa e foram raras as vezes que as águias criaram oportunidades de golo.
O Sporting baralhou sempre as contas a Jorge Jesus, uma vez que ia alternando o seu sistema, isto é, quando defendia jogava num 4-3-3 (com Veloso, Adrien e Moutinho a ajudarem a defesa) e quando passava para o processo ofensivo, o esquema transformava-se num 4-2-3-1, já que Moutinho ou o próprio Veloso avançavam no terreno para auxiliar Matías e Vukcevic no apoio a Liedson. Esta forma de jogar, permitiu a Veloso realizar alguns bons cruzamentos para a área (não aproveitados por Liedson, pois faltou eficácia ao luso-brasileiro) sem que tivesse de alinhar na lateral-esquerda da defesa.
Nessa posição, Caneira esteve muito bem e deu uma maior organização defensiva, permitindo a Abel (e depois a Pedro Silva) subir no terreno para dar maior dinâmica ao processo ofensivo.
Este sistema garante-nos não só um bom caudal ofensivo como nos garante uma estabilidade defensiva, algo que nos faltava há muito.
Oportunidades de golo flagrante tivemos quatro: Polga e Liedson na primeira parte, Veloso e Moutinho na segunda. O Sporting pecou, apenas, no capítulo da finalização, onde Quim contribuiu, fazendo a defesa da sua vida a remate de Miguel Veloso. Não fosse esta ineficácia e poderíamos estar a falar de um resultado bem diferente.
Sou sincero e admito que fiquei bastante reticente quando foi anunciado o nome de Carvalhal para comandar a equipa leonina. Contudo, fiquei animado com o que vi e penso que, com mais tempo de trabalho, o técnico leonino vai pôr os leões a jogar como quer e como os adeptos querem. Pode ser que vejamos um Sporting muito mais competitivo e, quem sabe, a aproximar-se da liderança daqui a algum tempo. Há que renascer a confiança dos sportinguistas.
Como Carvalhal disse, os leões têm de pensar jogo a jogo e o próximo é na quinta diante do Heerenveen, onde temos a obrigação de garantir o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa.
Força Sporting!

1 comentário:

  1. Newsletter Semanal #1

    Blog Águia de Ouro

    O Benfica regressou à liderança, onde é coadjuvado pelo Sp.Braga, o grande golo de Saviola e a importância de chegar ao Ano Novo com 6 pontos de vantagem sobre o FC Porto, entre outros temas.

    Posts Anteriores:

    - Novamente Líder
    - UEFA Europa League
    - Na ressaca do Derby
    - Derby nulo!

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com

    ResponderEliminar