domingo, 29 de novembro de 2009

Empate amargo

Uma nova era leva a um novo sistema táctico e a uma exibição e atitude muito diferentes.
O Sporting entrou ontem em campo diante de um "poderoso" Benfica, que muitos diziam que iria obter uma vitória fácil em Alvalade.
Porém, a história não foi essa.
Carlos Carvalhal montou bem a equipa e foram raras as vezes que as águias criaram oportunidades de golo.
O Sporting baralhou sempre as contas a Jorge Jesus, uma vez que ia alternando o seu sistema, isto é, quando defendia jogava num 4-3-3 (com Veloso, Adrien e Moutinho a ajudarem a defesa) e quando passava para o processo ofensivo, o esquema transformava-se num 4-2-3-1, já que Moutinho ou o próprio Veloso avançavam no terreno para auxiliar Matías e Vukcevic no apoio a Liedson. Esta forma de jogar, permitiu a Veloso realizar alguns bons cruzamentos para a área (não aproveitados por Liedson, pois faltou eficácia ao luso-brasileiro) sem que tivesse de alinhar na lateral-esquerda da defesa.
Nessa posição, Caneira esteve muito bem e deu uma maior organização defensiva, permitindo a Abel (e depois a Pedro Silva) subir no terreno para dar maior dinâmica ao processo ofensivo.
Este sistema garante-nos não só um bom caudal ofensivo como nos garante uma estabilidade defensiva, algo que nos faltava há muito.
Oportunidades de golo flagrante tivemos quatro: Polga e Liedson na primeira parte, Veloso e Moutinho na segunda. O Sporting pecou, apenas, no capítulo da finalização, onde Quim contribuiu, fazendo a defesa da sua vida a remate de Miguel Veloso. Não fosse esta ineficácia e poderíamos estar a falar de um resultado bem diferente.
Sou sincero e admito que fiquei bastante reticente quando foi anunciado o nome de Carvalhal para comandar a equipa leonina. Contudo, fiquei animado com o que vi e penso que, com mais tempo de trabalho, o técnico leonino vai pôr os leões a jogar como quer e como os adeptos querem. Pode ser que vejamos um Sporting muito mais competitivo e, quem sabe, a aproximar-se da liderança daqui a algum tempo. Há que renascer a confiança dos sportinguistas.
Como Carvalhal disse, os leões têm de pensar jogo a jogo e o próximo é na quinta diante do Heerenveen, onde temos a obrigação de garantir o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa.
Força Sporting!

domingo, 15 de novembro de 2009

Carvalhal? Mas o que é isto?!


Está confirmado o sucessor de Paulo Bento no comando técnico dos leões.

Vários nomes foram falados para o lugar de treinador do Sporting: André Vilas-Boas, Pekerman, Fatih Terim, Scolari, Manuel Fernandes, Manuel José. Então e qual deles foi escolhido? Nenhum. Carlos Carvalhal é o novo técnico leonino! Como é que é possível?

Bettencourt afirmou que seria uma surpresa para os adeptos e, realmente, tinha razão. Mas considero esta surpresa negativa! Não sei qual a ideia do nosso presidente, mas assim parece-me que nem à Liga Europa iremos para o ano...

É verdade que levámos uma nega de Vilas-Boas e outra de Jorge Costa, mas seria esta a única alternativa? Será este o homem que levará o Sporting ao sucesso? Sinceramente, não me parece. Poderei dar o benefício da dúvida, porém até isso me custa.

Mas talvez esteja a ser injusto por estar de cabeça quente, após saber desta notícia. Estava à espera de mais, contudo parece que tenho de começar a habituar-me e a resignar-me...

Oxalá eu esteja errado e que Carlos Carvalhal faça um excelente trabalho no Sporting.

Mas acredito que muitos sportinguistas estão a dizer, neste momento: volta, Paulo, estás perdoado...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Já há treinador

Os jornais desportivos lançam os nomes de Cajuda e de André Vilas-Boas.
Um é um treinador experiente, que conhece a realidade do futebol português (mas, sinceramente, não sei se será uma boa aposta) e o outro é um jovem, da escola de José Mourinho (acampanhou o special one durante vários anos), mas que acaba por ser uma aposta igual a Paulo Bento.
Uma coisa é certa: o Sporting já tem um treinador. Bettencourt afirmou que é um técnico experiente, que conhece bem o futebol português e os leões, não precisando assim de um tempo de adaptação.
Aí, são descartados vários treinadores e restringimo-nos a Cajuda e, talvez, a Manuel Fernandes (o que me parece pouco provável, já que assinou pelo Setúbal há pouco tempo).
Aguardemos, uma vez que se espera que o novo comandante de Alvalade seja apresentado até ao final da semana.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hora da mudança

Paulo Bento saiu de Alvalade, acompanhado por Pedro Barbosa e Miguel Ribeiro Telles. Esperemos que seja, agora, a hora da mudança.
Leonel Pontes orientou a equipa no encontro em Vila do Conde.
Na primeira parte, os jogadores entraram com outra atitude e, apesar de alguma sorte na forma como chega ao intervalo a vencer por dois golos, o Sporting revelou alguma qualidade e algum nexo no seu jogo, o que levava a pensar que as tropas leoninas tinham superado o mau momento que atravessavam. Mas não.
A segunda parte mostrou que as fragilidades psicológicas do Sporting estão lá e em força. O Rio Ave foi duas vezes à baliza leonina e marcou dois golos.
E tudo isto leva a mais empate da equipa de Alvalade que se encontra a 11 pontos dos líderes Braga e Benfica.
Bettencourt prometeu um treinador até ao final desta semana. Na minha opinião, antes disso, temos de encontrar um director-desportivo à altura, pois convém que este concorde com o possível treinador contratado. Para essa importante função, fala-se de Carlos Freitas (que afirmou, recentemente, que não está disponível para tal) e Luís Freitas Lobo. Este último é, sem dúvida, um grande comentador futebolístico e tem um conhecimento vasto sobre o mercado, uma qualidade que tem faltado aos antigos directores-desportivos e à administração leonina. Agora, será que tem conhecimentos a esse nível e estaleca para ocupar esse lugar?
Para o papel de treinador principal, o perfil apresentado pelo presidente (português e experiente) colocou, de imediato, dois nomes no topo das preferências, por parte da imprensa: Manuel José e Manuel Cajuda.
O primeiro é praticamente impossível, já que se encontra a orientar a selecção angolana há pouco tempo e pretende fazê-lo, pelo menos, até ao final da CAN.
Cajuda já se ofereceu, indirectamente, ao Sporting. Porém, a meu ver, não é uma opção viável.
Veremos o que é que José Eduardo Bettencourt nos vai arranjar. Espero que sejam pessoas competentes para elevarem, novamente, o nome do Sporting até ao topo!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Até um dia Paulo...


Confirmou-se, hoje, aquilo que todos já esperavam há muito.

Paulo Bento demitiu-se do comando técnico do Sporting após uma série de maus resultados que tornaram a sua situação insustentável.

Já ontem, o ex-treinador leonino deixou no ar a possibilidade de deixar os leões e hoje de manhã despediu-se mesmo dos jogadores.

Agora pergunta-se quem será o seu sucessor. Existe alguém disponível que enquadre na nossa situação financeira?

Pelo menos pode ser que quem venha motive os jogadores para estes realizarem boas exibições e alcançarem resultados.

Pode ser que Stojkovic venha a ser, finalmente, aproveitado mas Izmailov disse que abandonaria Alvalade se Paulo Bento o fizesse. E isso é que é muito mau para o Sporting. Espero que tal não conteça.

Quem será o próximo técnico do Sporting?

Aceitam-se apostas...