domingo, 14 de junho de 2009

Quaresma e Nani de regresso?

Ao que tudo indica, o presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt está a ser influenciado pela política de contratações de Florentino Perez (o que seria uma boa notícia desde que não leve o clube à falência) e prepara-se para fazer regressar ao clube de Alvalade duas das suas jóias da formação por empréstimo: Ricardo Quaresma e Nani.
Ambos os internacionais portugueses não fizeram parte das primeiras escolhas dos seus treinadores esta temporada e podem vir a ser rodados noutra equipa. É neste sentido que o Sporting aparece na linha frente para garantir o concurso dos dois jogadores a título de empréstimo.
Agora as dúvidas colocam-se: para que serve a contratação de dois extremos se não se enquadram no estilo de jogo de Paulo Bento? Será que este vai passar a jogar num 4-4-2 clássico (o que poderá acontecer dado que Miguel Veloso está de saída e Rochemback é muito lento para fazer a posição de trinco) ou jogará na mesma num losango com dois médios interiores mais abertos nas linhas? Logo veremos...
Mas fico alegre e esperançado, uma vez que pelo menos neste início do defeso se falam de alguns nomes interessantes para reforçar o plantel leonino, algo que não via há alguns anos.
Apesar de se ter verificado que Ricardo Quaresma era um autêntico "bluff" ao fazer uma época desastrosa no estrangeiro, em Portugal este cria grande mossa nos adversários. Já Nani, após uma boa primeira época ao serviço do Manchester, apagou-se e ficou na sombra de Ronaldo, Rooney, Giggs e Park, sendo provável que faça agora uma temporada fora de Old Trafford.
Já que falamos em reforços (podemos agora investir após a receita conseguida devido à transferência de Ronaldo para o Real Madrid e com a possível venda de Miguel Veloso), para além de dois ou três homens para o meio campo, deveremos reforçar a defesa e o ataque.
Com a saída de Derlei, há que encontrar um avançado com as mesmas características do ninja para fazer dupla com Liedson (sem contar, claro, com Hélder Postiga e Yannick Djaló que também o podem fazer). No que a este tema diz respeito, penso que Carlão do União de Leiria seria uma opção válida pois além de ser rápido e lutador, é igualmente alto, o que pode favorecer, quando necessário, o jogo directo. Acompanhei a campanha deste jogador e fiquei bastante impressionado, é um jogador de futuro, como também já afirmou Manuel Fernandes. Por outro lado, deve ser barato, permitindo-nos investir mais dinheiro noutros jogadores.
Na defesa, fala-se de Manuel da Costa, um internacional sub-21 bastante promissor mas que revela alguma irregularidade, para reforçar o Sporting. Apesar da dupla de centrais titulares estar mais que encontrada (Polga e Carriço), não deixa de ser uma mais-valia devido às inúmeras competições em que nos encontramos.
De salientar ainda que, seguindo a toada de regressos, Hugo Viana é falado para reforçar o meio campo leonino, já que está na lista de dispensas e prestes a desvincular-se do Valência, vindo a custo zero, o que neste tempo de crise (excepto o Real Madrid, claro está) é sempre um aspecto a favor.
Aguardemos então os próximos dias para ver o que acontece.

2 comentários:

  1. Seriam naturalmente duas grandes contratações, especialmente o Nani que ainda à bem pouco tempo cá esteve... Quanto ao sistema, não creio que o losango fosse problema, sobretudo para Nani, pois não nos pudemos esquecer que foi com Paulo bento e no losango que este miúdo cresceu e chegou a valer 25 milhões de euros!!!

    Grande abraço caro amigo

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando:

    Tem toda a razão no que disse, só que é ver para crer, já que Nani já veio desmentir o seu regresso, apesar de eu não acreditar que ele se imponha no Manchester, tanto que o clube vai, ao que tudo indica, avançar para a contratação do substituto do Ronaldo. Quanto ao Quaresma também coloco as minhas reticências...
    Espero é que o Sporting tenha condições para pagar os ordenados elevados (nem que seja só metade) a estes jogadores. Aguardemos...

    ResponderEliminar