sábado, 26 de setembro de 2009

Primeiro clássico vale derrota

Primeiro clássico do campeonato à sexta jornada entre Porto e Sporting, com derrota dos leões por 1-0.
Como não pode deixar de ser, a equipa orientada por Paulo Bento entrou logo a perder aos 2 minutos, por erro de Polga em lance de bola parada, aproveitado com toda a tranquilidade por Falcao.
Ao contrário do que se esperava, o Sporting reagiu bastante bem ao golo sofrido e poderia ter feito o empate ou chegado à vantagem antes do intervalo, em virtude das quatro portunidades de golo, uma das quais uma bola na barra.
Matías Fernández teve um bom lance individual, mas tirando isso o chileno passou ao lado do jogo.
Na segunda parte, o Porto entrou melhor e ganhou uma grande penalidade, que provocou a expulsão de Polga, que acabou por influenciar o resto da partida.
Patrício defendeu o penalty que, aliado a grandes defesas que fez, proporcionou-lhe uma excelente exibição.
O segundo tempo nada mais trouxe, a não ser, claro, a expulsão de Veloso após a sua segunda falta cometida, sendo a primeira inexistente. Para além de nos prejudicarem neste encontro, têm que garantir que as coisas se complicam no próximo. Ou seja, nada de novo.
A diferença de critérios é tal que Meireles fez mais do que duas faltas (algumas mais duras) e deveria ter sido expulso ainda na primeira parte. Teve sorte de vestir uma camisola azul e branca...
De referir que Duarte Gomes, após ter mostrado o amarelo a Veloso, pediu-lhe desculpa. Porque será? Talvez porque a falta não existiu, quem sabe...
De relembrar ainda o primeiro amarelo de Polga, na sequência de uma falta normalíssima. Neste lance, até os portistas consideraram que foi muito exagerada a mostragem deste cartão.
Resumindo, o Sporting realizou uma boa primeira parte, bateu-se bem na segunda, quando esteve em inferioridade numérica mas foi infeliz.
Na próxima jornada não podemos contar nem com Polga (mas esse acho bem que descanse e mais do que um jogo) e Veloso (esse sim uma baixa de peso), contudo temos de ganhar.
Antes disso, quinta-feira jogamos em casa diante do Hertha e penso que aí já devia actuar Tonel de início.
Vamos lá levantar a cabeça e lutar contra tudo e contra todos!

Primeiro clássico

Hoje, por volta das 19h15, estaremos todos a começar a roer as unhas, no primeiro clássico da temporada, que opõe Porto e Sporting no Dragão. Apesar de ainda nos encontrarmos na sexta jornada, não podemos deixar de dizer que este jogo é bastante importante, na medida em que nenhuma das equipas quer deixar fugir o Benfica e, já agora, o Braga.
Oxalá o Sporting nos surpreenda e deixe em silêncio o Dragão...
Equipa provável:

Patrício
Abel Carriço Polga Veloso

Moutinho

Pereirinha Vukcevic

Matías Fernández

Liedson Yannick

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aguenta coração!

Podemos dizer que, na generalidade, até foi um bom jogo de futebol, mas impróprio para cardíacos.
Já não é estranho o facto de o Sporting entrar a perder, porém nunca por 2-0.
Os portistas Rabiola e Castro calaram Alvalade logo nos primeiros 15 minutos. Muitos perguntam porque é que o Porto é melhor e esta é uma das coisas que faz parte desta forte estrutura. Isto é, para além de possuir vários treinadores nas ligas portuguesas (apesar de um lhes "ter feito a folha" no sábado), o próximo adversário dos leões coloca os seus jovens jogadores nessas mesmas equipas, que criam grandes problemas aos clubes contrários, incluindo aos seus rivais de Lisboa.
Após esse balde de água fria, o Sporting correu atrás do prejuízo e falhou duas oportunidades de golo e teve o azar (para não insinuar algo mais) de não ter sido marcada uma grande penalidade a seu favor, por mão de Miguel Garcia que impede a bola de entrar na baliza defendida por Ventura. Se esse lance fosse assinalado, talvez o Olhanense tivesse ficado reduzido a dez unidades.
Contudo, a consciência do árbitro da partida pesou-lhe tanto que, já depois de Carriço ter facturado o seu primeiro golo de leão ao peito, assinalou um penalty escandaloso (apesar de isso acontecer repetidamente em benefício dos nossos rivais) a nosso favor.
Moutinho não desperdiçou e o intervalo chegou com uma igualdade a dois.
O segundo tempo trouxe uma grande quebra no ritmo de jogo e só nos últimos 15 a 20 minutos é que existiram mais espaços, acabando Vukcevic por resolver o encontro.
Mas, mais uma vez, um jogo em que o Sporting teve que sofrer para vencer.
Só uma pergunta: porque é que se coloca em campo um onze titular, sabendo que, mais tarde ou mais cedo, terá que tirar as apostas feitas para ganhar a partida? Qual a necessidade de Angulo jogar de início se ainda não tem condições para tal? Eis a questão...
Segue-se o Porto. Se os erros voltarem a acontecer no Dragão, saímos de lá com uma goleada. Sim, pois se os azuis e brancos se apanham a ganhar por 2 golos, é certo que não irá perder o jogo.
Mas, defendendo bem (o que se torna difícil no Sporting) e mantendo o nível ofensivo saímos da invicta com um bom resultado, pois penso que se marcarmos 3 golos ao Porto, ganhamos!
Força Sporting!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Inacreditável


Foi por pouco que passámos neste teste na Holanda, diante de uma frágil equipa.

Resolveu o mesmo de sempre, desta vez com um hat-trick: Liedson.

O Sporting entrou razoavelmente bem nos primeiros dez minutos, até que sofreu um golo (como já é habitual) devido, claro está, a uma desatenção defensiva. Este erro demonstrou as facilidades que os leões deram durante toda a partida.

Liedson ia resolvendo, fazendo dois golos que permitiram a vantagem mínima no regresso aos balneários.

O Heerenveen troca bem a bola e possui jogadores rápidos, porém deixa bastante espaço atrás, que permite aos adversários jogar à vontade, algo que o Sporting demorou a aproveitar.

Na segunda parte, a equipa leonina baixou o bloco, a fim de segurar a vantagem, mas saiu-lhe o tiro pela culatra. Os holandeses marcaram através da marcação de um livre directo. Nota só para a inconstância de Patrício entre os postes, dado que tanto fazia boas defesas, como estava "aos papéis", revelando-se inseguro.
Mas quem tem Liedson tem sempre possibilidade de fazer golos. O luso-brasileiro fechou a contagem nos minutos finais.

Como pudemos observar, este encontro, em circunstâncias normais, podia ter dado goleada a favor do Sporting. E oportunidades não faltaram! Contudo, o que mais interessa são os três pontos e esses já ninguém nos tira.

Somos líderes do grupo, beneficiando de um empate em Berlim, entre Hertha e Ventspils, equipa que, teoricamente, é a mais fraca das quatro.

Para já, na Liga Europa entrámos com o pé direito.

Caneira foi outra coisa na lateral-esquerda, pelo menos melhor que André Marques...

Agora, há que manter o nível exibicional e vencer na segunda-feira o Olhanense, jogo em que temos obrigação de o fazer.

domingo, 13 de setembro de 2009

Sempre o mesmo a resolver


Assistimos a mais um jogo do Sporting, onde se praticou muita coisa menos futebol.

Aliás, na primeira parte, era difícil tentar jogar à bola, já que o encontro parava de 20 em 20 segundos, devido ao anti-jogo demonstrado pela equipa do Paços.

Os leões também não conseguiam jogar bem, tendo Paulo Bento preferido manter a equipa organizada, segura e coesa, sem correr quaisquer tipo de riscos (algo que tem faltado ao Sporting nas últimas partidas), do que balanceá-la para o ataque.

No segundo tempo, a equipa de Alvalade entrou com vontade de acabar com o jogo o mais rápido possível, o que não aconteceu pois só aos 80 minutos é que Liedson voltou a resolver, facturando o seu 100º golo na Liga Portuguesa, o que é de realçar. Espero que seja um sinal de que o Liedshow está de volta e com toda a força! Penso que só assim o Sporting poderá fazer um bom campeonato e fazer frente aos dois rivais.

Contudo, apesar da vitória aparentemente sofrida, só houve uma equipa em campo que quis realmente ganhar. O Paços fechou-se nos últimos 25 metros e só após o intervalo é que, de vez em quando, tentava sair para o contra-ataque, ainda que sem sucesso.

Os leões venceram desta forma o primeiro jogo em casa e o segundo nesta liga.

Mas, na minha modesta opinião, acho que a vitória não iludiu os adeptos leoninos, já que a exibição ainda deixa muito a desejar...

O problema das laterais continua. Paulo Bento continua a apostar em André Marques para este não perder a confiança, porém cometeu mais um erro infantil que nos ia sendo fatal. Logo, não inspira tanta confiança como isso. Além do mais, também não ataca muito bem e a defender não cumpre. Se o técnico não coloca Caneira nessa posição, esperemos que Grimi recupere o ritmo competitivo para que possa ser lançado. O argentino defende bem e ataca razoavelmente, sendo a melhor opção que o Sporting possui para o lado esquerdo da defesa.

Angulo não trouxe nada de novo ao plantel, a não ser a sua experiência. O espanhol não realizou uma boa partida, saindo mesmo ao intervalo, mas é sabido que não está nas melhores condições físicas, visto que não joga frequentemente há dois ou três anos. Damos-lhe o desconto.

Matías Fernández e Postiga entraram bastante bem no encontro e proporcionaram boas jogadas entre si. Foram eles que motivaram a melhoria do Sporting e, em princípio, recuperarão a titularidade na próxima partida, diante do Heerenveen.

No que diz respeito a esse jogo na Holanda, os leões têm a obrigação de ganhar, mas não se podem fiar na teoria que diz que somos favoritos. Têm de prová-lo em campo, pois penso que não será um encontro assim tão fácil. E desconcentrações que se têm repetido várias vezes não podem acontecer, já que podem vir a ser-nos fatais.

Porém, uma coisa é certa: ou o Sporting volta a ser o de outros tempos (e não é preciso recuarmos mais do que um ano) com Liedson a resolver, ou será bastante complicado fazer frente a Porto e Benfica, que se vêm destacando e muito neste começo de temporada...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

3 pontos importantes

Desta vez valeu o resultado em detrimento da exibição.
A selecção nacional venceu a Hungria pela margem mínima, numa partida em que não jogou bem mas onde, ao contrário de outros encontros, a eficácia foi grande.
Afinal, os húngaros não são assim grande espingarda. Contudo, Portugal acabou por sofrer nos últimos minutos, em virtude de não ter morto a partida em duas ou três oportunidades flagrantes de golo.
As contas começam cada vez a ficar mais claras.
A Suécia mais uma vez ganhou nos últimos minutos com um auto-golo, porém a Dinamarca empatou em Tirana e ainda não tem o apuramento garantido, já que apenas possui 3 pontos de vantagem em relação à Suécia e 5 sobre Portugal.
Daí, penso que seria muito arriscado os dinamarqueses jogarem para o empate ou para a derrota frente à Suécia (devido à amizade entre ambos os países nestes casos), pois o último encontro que têm é contra a Hungria.
Portanto, há que fazer o trabalho que nos é pedido (vencer os dois encontros), marcando uns 5 a 6 golos, o que não é difícil, visto que jogamos em casa com Hungria e Malta e esperar que a Suécia não vença a Dinamarca. Nesse caso, íamos aos playoff disputar uma presença no Mundial da África do Sul porque não seríamos o pior segundo classificado dos 9 grupos.
Resta-nos acreditar que tal irá acontecer e que, apesar de todas estas contrariedades, marcaremos presença no Mundial.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SOS Liedson

Hoje pode ficar tudo decidido ou tudo adiado novamente, no que diz respeito à qualificação para o Mundial da África do Sul.
Portugal visita a Hungria, um jogo que se adivinha complicado, mas que temos obrigação de vencer.
Prognósticos só no final do encontro, já que nunca se sabe se as bruxas vão voltar a atacar os pupilos de Carlos Queiroz. Contudo, pode ser que Ronaldo não nos deixe ficar mal e que Liedson resolva...
Equipa provável:

Eduardo
Bosingwa Carvalho Bruno Alves Duda

Pepe

Meireles Simão

Deco

Ronaldo Liedson

domingo, 6 de setembro de 2009

Liedson adia o inevitável...


Foi inacreditável o que assistimos ontem em Copenhaga!

A selecção portuguesa necessitava de uma vitória para depender apenas de si própria, no que toca ao apuramento para o Mundial.

Portugal fez uma excelente exibição na primeira parte, onde massacrámos e encostámos às cordas os dinamarqueses, só que faltou o essencial: marcar golos.

Fizemos 15 remates no primeiro tempo, muitos deles golos certos, mas a falta de eficácia que os jogadores portugueses demonstraram em outros encontros voltou a vir ao de cima.

Por outro lado, também para variar, o árbitro não assinalou uma grande penalidade claríssima a nosso favor. Bruxedo ou não, Carlos Queiroz tem sempre azar nestas andanças...

Depois, contra a corrente do jogo, a Dinamarca faz o golo através de Bendtner, que dominou a bola de forma extraordinária e fuzilou a baliza de Eduardo, que não fez uma defesa em toda a partida, já que foi um mero espectador.

Porém é isto que faz a diferença. Eles fizeram dois remates mas tinham um grande avançado e marcaram um golo. Nós rematámos 34 vezes e marcámos 1 golo através de canto. O guarda-redes dinamarquês tinha íman de certeza!

A segunda parte foi mais aberta, onde Portugal jogou mais com o coração do que com a cabeça. Liedson ainda conseguiu adiar o facto quase certo de os jogadores verem o Mundial pela televisão, calando muitas bocas que, curiosamente, hoje já dizem o melhor do Levezinho...

Agora não dependemos só de nós para ainda conseguirmos um hipotético apuramento para os playoff. Contudo, temos de vencer os restantes três encontros e esperar que a Suécia perca pontos, o que será difícil, dado que jogam com Malta, Albânia e com os amigos dinamarqueses, que quando necessário se ajudam mutuamente.

Resumidamente, na história do jogo fica um empate, mas uma excelente exibição da selecção de todos nós.

Enfim, como diz Queiroz, podemos não acreditar em bruxas, mas que as há, há...

sábado, 5 de setembro de 2009

Vamos a eles!


Hoje joga-se uma cartada decisiva nas aspirações da selecção portuguesa de se qualificar para o Mundial de 2010.

Como já tivemos a oportunidade de ver durante esta semana, os jogos psicológicos já começaram por parte dos jogadores dinamarqueses, ao afirmarem que irão provocar Cristiano Ronaldo e que o pararão recorrendo a entradas duras, isto para não falar dos comentários que teceram acerca da naturalização de Liedson.

Só lhes digo que é bom que Bruno Alves não se aborreça com essas declarações, pois nesse caso a integridade física dos dinamarqueses é que correrá sérios riscos...

Por outro lado, Madaíl também não está a ajudar, tendo até declarações infelizes que tiveram resposta pronta por parte de Deco. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol disse que poderia aumentar os prémios de jogo para estimular os jogadores portugueses a conquistar a vitória. Ora Deco não gostou e afirmou que só o facto de poder estar presente no Mundial é razão suficiente para darem tudo o que têm e o que não têm em campo.

No que diz realmente respeito ao jogo de logo à tarde, espera-se que Queiroz utilize um 4-4-2 em losango, com Ronaldo e Simão na frente, ficando Liedshow no banco. Contudo o seleccionador nacional confundiu os jornalistas, ao dizer que não tinha dito que o sistema irá mudar, portanto só poucos minutos antes do início da partida é que saberemos qual será a táctica lusa...

Na passada quinta-feira, vi o programa "Pontapé de Saída" onde esteve presente Manuel Fernandes que, por acaso, deu uma ideia que me agradou: em vez de Duda (que não possui rotinas defensivas) jogar um defesa-central na lateral esquerda e, desta forma, dar maior liberdade a Bosingwa para subir no terreno, dando uma maior dinâmica ao losango português. Aí, quando o jogador do Chelsea subisse, teríamos sempre três centrais e Pepe a equilibrar a equipa a nível defensivo.

Relembro, apenas, que da última vez que nos provocaram, ganhámos por 4-0 à Bélgica com 2 golos do melhor jogador do mundo.

Esperemos que tal suceda novamente e levemos de vencida os dinamarqueses, mas seguramente que não será fácil...

FORÇA PORTUGAL!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fecho do mercado

Ontem às 20 horas fechou o mercado de transferências de Verão.
Muitas foram as movimentações relâmpago de jogadores para ingressarem noutros clubes, sobretudo cedidos pelos grandes.
Se existia uma réstia de esperança da massa associativa do Sporting na vinda de um possível reforço para o meio-campo, essa dissipou-se de imediato. Como é óbvio não há dinheiro para mais (quer dizer, existe dinheiro para outras coisas menos para os projectos desportivos) e temos que nos contentar com as três novidades apresentadas durante este defeso: Matías Fernández (3,2 milhões de euros), Caicedo (por empréstimo) e Angulo (a custo zero).
Por outro lado, não conseguimos colocar todos os excedentários do nosso plantel, já que, para variar, Stojkovic não encontrou clube. Não seria hora de o aproveitar em vez de o sérvio treinar à parte? Na minha opinião, estamos a perder um bom guarda-redes que, em condições normais, entra de caras na equipa titular.
O nosso novo clube satélite União de Leiria garantiu o empréstimo de Ronny, ficando o Sporting (e acho muito bem) com o direito de preferência sobre Carlão. Há apostar neste jovem avançado porque tem todas as características para vingar no nosso clube e vir a ser um grande jogador. É barato e atenção, pois o Benfica já perguntou por ele há pouco tempo e não fosse Manuel Fernandes, Carlão, provavelmente, já estaria a jogar na Luz.
Em Janeiro há mais!