quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O milagre quase voltou a acontecer


Foi surpreendente a forma como o Sporting se apresentou em campo, a praticar um bom futebol tecnicamente e, sobretudo, tacticamente.

Paulo Bento montou muito bem a equipa e os jogadores responderam de forma muito positiva ao apelo do técnico, não abandonando o barco em qualquer momento do jogo.

Gostei bastante de ver esta alma de leão, com garra e com os sectores muito próximos entre si. Quando alguém falhava (o que foi raro, curiosamente, neste encontro) estava sempre lá um companheiro a ajudar. Até os elos mais fracos Pedro Silva e André Marques cumpriram o seu papel. Acima de tudo não inventaram, jogaram simples, que é o que lhes é pedido pela massa associativa e pela equipa técnica.

Esta boa exibição realizada pelo Sporting não aconteceu por acaso. Basta observar o que mudou da partida anterior para esta. Para além, claro, da atitude e da união da equipa, a subida de forma de Polga, Moutinho e Liedson (elementos chave), bem como o bom trabalho de Djaló e a excelência de Veloso e Carriço, foi o factor determinante para esta mudança ao nível exibicional.

É verdade que quando assistimos ao sorteio e vi-mos o nome da grande Fiorentina, logo aí pensámos que a passagem à fase de grupos era bastante complicada, dada a diferença de orçamento, potencial (poder) e experiência que existe entre ambas as equipas.

Porém, nesta eliminatória, a formação italiana não foi superior ao nosso Sporting, bem pelo contrário. Fomos nós que jogámos melhor e, obviamente, passa-nos pela cabeça que se não fosse a arbitragem escandalosa da primeira mão, o Sporting poderia estar amanhã no sorteio da Champions. Mas como nunca o poderemos fazer nem é possível voltar atrás no tempo, não vale a pena pensar nisso. Resta-nos seguir em frente e jogar no campeonato português da mesma forma que o fizemos nesta eliminatória contra a 4ª classificada da Serie A da época transacta (vale a pena relembrar)!

Agora, entraremos na Liga Europa, competição em que temos obrigação (ao jogar desta maneira) de chegar longe ou mesmo ambicionar vencê-la.
Para finalizar, o que fica destes playoff é a entrega, união e boas exibições leoninas, apesar das diversas contrariedades que se atravessaram no nosso caminho. Por outro lado, os 7,5 milhões de euros com que nos podíamos reforçar foram por um canudo.
Portanto, o que irá acontecer agora? Foi um duro golpe a nível financeiro...
A exibição e o empenho da equipa melhorou a olhos vistos, mas os resultados não melhoraram. A contestação continuará? Paulo Bento manter-se-á no cargo de treinador do Sporting?

Parece-me que sim...

1 comentário:

  1. O Sporting foi eliminado por responsabilidade própria pois demonstrou ser capaz de superiorizar.se à Fiorentina. Agora não adianta chorar, antes redobrar esforços e tentar vencer a Liga Europa porque somos capazes, assim a equipa queira.

    Abraço

    ResponderEliminar